Oradores 2023

16 Novembro

Respostas Públicas e Sociais

Sessão de Abertura

Assessora da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental  | Paula Domingos 


Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (1992). Recebeu o Prémio BIAL de Medicina Clínica 1992 em coautoria do estudo “Os Filhos dos Toxicodependentes, Novo Grupo de Risco Bio-Psico-Social”. É Mestre em Política Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (2016). Exerce a sua atividade profissional na área da Saúde Mental desde 1993, tendo trabalhado no sector social e privado.

Fundação Eugénio de Almeida  


Aguarda bio. 

Coordenadora Regional de Saúde Mental da ARS Alentejo | Ana Matos Pires 


Aguarda bio.

Coordenador Nacional das Políticas de Saúde Mental | Ministério da Saúde | Miguel Xavier 


Presidente do Conselho Científico da NOVA Medical School- Faculdade de Ciências Médicas e Professor catedrático de Psiquiatria e Saúde Mental. Chefe de Serviço de Psiquiatria do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de S. Francisco Xavier, CHLO. Coautor do Plano Nacional de Saúde Mental e Coordenador Nacional das Políticas de Saúde Mental do Ministério da Saúde. 


I Conferência | Políticas de Saúde Mental

Coordenador Nacional das Políticas de Saúde Mental | Ministério da Saúde | Miguel Xavier.


Presidente do Conselho Científico da NOVA Medical School- Faculdade de Ciências Médicas e Professor catedrático de Psiquiatria e Saúde Mental. Chefe de Serviço de Psiquiatria do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de S. Francisco Xavier, CHLO. Coautor do Plano Nacional de Saúde Mental e Coordenador Nacional das Políticas de Saúde Mental do Ministério da Saúde. 

Moderador | Ana Rodrigues de Morais


Investigadora do Comprehensive Health Research Center, Psicomotricista especializada em saúde mental do adulto e da pessoa idosa e Formadora convidada pela Associação Portuguesa de Psicomotricidade. 

Doutorada em Motricidade Humana (Especialidade Reabilitação) e Mestre em Reabilitação Psicomotora na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) e Pós-graduada em Gerontologia, Universidade Fernando Pessoa no Porto e Licenciada em Educação Especial e Reabilitação na FMH.

As suas áreas de investigação e a sua prática psicomotora: o Perfil Psicomotor das Pessoas Idosas com e sem Demência; Intervenção com o Cuidador da Pessoa com Demência; Validação .

I Painel | Respostas Sociais de Empregabilidade

Associação Saúde Mental do Algarve | Alexandra Ribeiro 


Licenciada em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior D. Afonso III (Loulé), Cursos de Pós-Graduação em diversas áreas, nomeadamente, Avaliação e Intervenção Neuropsicológica, Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, Educação para Adultos, e Mestranda em Serviço Social – Riscos Sociais e Desenvolvimento Local no IP Beja.

Atualmente a desempenhar funções na ASMAL, enquanto técnica de inserção.


Associação de Reabilitação e Integração Ajuda | INCORPORA | Marisa Fernandes


Natural de Lisboa, Licenciada em Engenharia Civil, iniciou funções na área de intervenção social em 2013 na Fundação da Juventude, como Gestora de Projetos na área da formação, prevenção e inserção laboral de jovens de risco até final de 2020. Integrou em 2018 o programa Incorpora como Técnica de Prospeção Empresarial, funções que mantem atualmente a tempo integral desde início 2021 na ARIA - Associação de Reabilitação e Integração Ajuda.

O Incorpora é um programa que tem como objetivo principal a inserção no mercado laboral de grupos em risco de exclusão social. Ver https://pt.incorpora.org/ . Atualmente colaboram 52 entidades sociais de Norte a Sul do país. O Incorpora promove a integração socio laboral de pessoas vulneráveis através da identificação de oportunidades de trabalho nas empresas, de forma totalmente gratuita.


Polisercoop | Joaquina Castelão 


Familiar de pessoa diagnosticada com doença mental grave.

Presidente da FamiliarMente, Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental, constituída em 31 de Março de 2015, para dar voz às famílias e representá-las, no exercício dos direitos de cidadania e participação, na defesa dos seus direitos e na melhoria das condições de vida, de saúde e bem estar, das próprias e dos seus familiares com doença do foro mental.

Preside também, no Conselho de Administração da Polisercoop, desde 2018.

Moderador | Adelaide Duarte


Aguarda bio

Comentador/Relator | Pedro Amaro


Concluiu a Especialidade em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica em 2016 pela Universidade de Évora Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus, Licenciatura em Enfermagem em 2001 pelo Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Saúde. Enfermeiro no Centro de Recuperação de Menores do Assumar desde 2003.

II Painel | Respostas Públicas de Empregabilidade

Centro de Reabilitação Profissional de Gaia | Andreia Mota


Licenciada em Psicologia, com pós-graduação em Gestão de Serviços. Exerce atividade no CRPG – Centro de Reabilitação Profissional desde 2004, onde apoia pessoas com deficiências e incapacidades adquiridas na sua reabilitação e reintegração profissional. Atualmente como Adjunta da Diretora, assegura a coordenação técnica das intervenções do CRPG.

Tem participado em atividades de inovação no domínio da diversidade funcional. É formadora e coautora de publicações relativas à reabilitação e inclusão.


Câmara Municipal de Cascais | Isabel Passarinho 


PhD em Educação pela Universidade de Lisboa.

Assistente Social, Terapeuta Familiar e de Casal.

Membro efectivo da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar com o número 2011.

Realiza consultoria, formação e supervisão a profissionais e equipas do campo da intervenção social.


Câmara Municipal do Fundão | Andreia Gomes


Licenciada em Sociologia desde 2010 (UBI), Especialização em Exclusões e Políticas Sociais; Especialização em Marketing; Técnica de Apoio à Vítima e Especialização Avançada em Reabilitação Psicossocial em Saúde Mental. Experiência em Ação Social, nomeadamente com vítimas de violência doméstica, sem-abrigos e migrantes. Atualmente é Diretora Técnica da Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental do Fundão.

Moderador | Gabriela Almeida


Professora Auxiliar da Universidade de Évora no Departamento de Desporto e Saúde e é Psicomotricista habilitada para o exercício da Profissão pela Associação Portuguesa de Psicomotricidade e pelo Fórum Europeu de Psicomotricidade. É perita em Psicomotricidade por esta entidade, em saúde mental infanto-juvenil. Leciona na Licenciatura em Reabilitação Psicomotora, no Mestrado em Psicomotricidade, do qual é diretora, e no Doutoramento em Motricidade Humana.

Comentador/Relator | Paula de Deus


Assistente social e terapeuta familiar, tem exercido o seu percurso profissional na Associação de Amigos da Criança e da Família "Chão dos Meninos", é membro da direção da Associação. Doutorada em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa.

É, atualmente, docente no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas/ULisboa.  

Autora do livro "As mulheres não morrem de amor".


III Painel  | Política Pública de Empregabilidade

Instituto Emprego e Formação Profissional de Évora | Paula Caeiro 


Diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora, do IEFP, I. P

Licenciatura em Gestão de Empresas. Pós -graduação em Adm. Pública e Desenvolvimento Regional na perspetiva da Comunidade Europeia, Universidade de Évora; Componente curricular do Mestrado em Economia e Gestão do Território, ISEG, Universidade de Lisboa. Técnica Superior na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo de 1997 a 2000. Ingresso no IEFP, IP como Técnica Superior no Centro de Emprego de Portalegre, de 2001 a 2005. Diretora do Centro de Formação Profissional de Portalegre do IEFP, I. P. e do Centro Novas Oportunidades, de agosto 2005 a novembro 2012. Técnica Superior na Direção de Serviços de Emprego e Formação Profissional, Delegação Regional do Alentejo do IEFP, I. P., de novembro 2012 a fevereiro 2016. Diretora Adjunta do Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora, do IEFP, I. P., de fevereiro 2016 a 2018.

Centro Distrital da Segurança Social Évora | João Canha


Governo Civil de Évora – Adjunto; IPDJ - Coordenação de Programas. Ministério da Saúde – Assessoria a Programas em parceria. Luta Contra a Pobreza – Chefe de Projeto.  Sacerdote Católico que renunciou à função. Teólogo, Professor e Gestor de Projetos Educativos e Sociais.

Moderador | Emília Santos


Nasceu em Alvite, Moimenta da Beira em 1966. É Licenciada em Serviço Social, Pós-Graduada em Política Social e Desenvolvimento Comunitário e Mestre em Serviço Social. Trabalha na ARCII desde 1992.

Representa a Delegação Regional do Centro da APSS no Conselho Regional De Saude Mental.


Comentador/Relator | Diana Martins Correia


Médica assistente de Saúde Pública e coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Aces Oeste Sul. Mestre em Saúde Pública com tese de mestrado na área de saúde mental. Formações e pós graduações nacionais e internacionais na área de Saúde Mental, nomeadamente, em políticas e serviços de saúde mental e direitos humanos;

Realizou investigação em saúde mental aplicada à prática de saúde pública.


17 Novembro | Respostas Privadas

II Conferência | Fundos para a Empregabilidade das Pessoas com Deficiência

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo | Unidade de Emprego e Inovação Social | Ana Santos


Licenciada pela Universidade de Évora em Economia. Exerce a sua atividade profissional desde 2010, ao nível do desenvolvimento e acompanhamento de projetos de âmbito nacional e comunitário, quer ao nível de elaboração de candidaturas, quer no acompanhamento técnico e financeiro das mesmas.

Atualmente a desempenhar funções na Autoridade de Gestão do Programa Regional do Alentejo 2030, enquanto Secretária Técnica na Unidade de Emprego e Inovação Social.


Moderador | Miguel Rocha de Sousa 


Doutorado em Economia pela Universidade de Évora, e Mestre e Licenciado em Economia pela atual Nova School of Business and Economics, Portugal.

É professor auxiliar do departamento na Universidade de Évora, depois de ter lecionado na Nova, e de ter sido professor visitante na Universidade de Díli, Timor Leste, e na Universidade Metodista, Luanda, Angola. 

É membro do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) e do Centro de Estudos de Formação Avançada em Economia e Gestão(CEFAGE), da Universidade de Évora. Foi Diretor do Departamento de Economia de 2016 a 2021 e, atualmente, é Presidente do Comité dedicado à Tecnologia e Desenvolvimento da International Political Science Association, com sede em Toronto, e membro da SEDES e da Ordem dos Economistas.

IV Painel | Respostas Privadas de Empregabilidade

El Corte Inglês | Susana Silva 


Licenciada em Gestão de Recursos Humanos, pela Universidade Lusíada do Porto.

Trabalha no El Corte Inglés há mais de 20 anos, tendo feito a sua carreira profissional sempre na área de Gestão de Pessoas. Atualmente é Diretora Nacional do Departamento de Recursos Humanos.

Fujitsu Technology Solutions | Sara Rodrigues


Responsável pela área de Recursos Humanos na Fujitsu desde 2021.

Mais de 12 anos de experiência na área de gestão de pessoas dentro da área de recursos humanos em Empresas Internacionais com especial enfoque na área de formação para adultos.


Moderador | Elsa Vaz 


Licenciada em Economia pela Universidade de Évora, Mestre em Economia Internacional e Doutorada em Economia pelo ISEG. Docente do Departamento de Economia desde 1995 onde leciona as áreas de Economia Internacional e de Integração Europeia, entre outras

Diretora do Departamento de Economia desde 2021. Diretora do Centro de Documentação Europeia da Universidade de Évora desde 2010.

Membro da Comissão de Curso do Mestrado em Políticas Públicas e Projetos.

Comentador/Relator | Diogo Rodrigues


Mestre em Medicina formado na Nova Medical School, médico interno de formação específica em Psiquiatria do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, pertencente à Unidade de Saúde Mental de Oeiras, pós-graduado em Gestão na Saúde pela Nova School of Business and Economics.

III Conferência | Estado da Arte da Empregabilidade e Saúde Mental

Assessora da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental | Paula Domingos 


Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (1992).Recebeu o Prémio BIAL de Medicina Clínica 1992 em co-autoria do estudo “Os Filhos dos Toxicodependentes, Novo Grupo de Risco Bio-Psico-Social”. É Mestre em Política Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (2016). Exerce a sua atividade profissional na área da Saúde Mental desde 1993, tendo trabalhado no sector social e privado. Atualmente, é Assessora da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental do Ministério da Saúde.

Moderador | Maria da Conceição Simões


Aguarda bio.

        V Painel | Desafios Regionais na Empregabilidade de Pessoas com Problemas de Saúde Mental

Coordenação Regional de Saúde Mental Região Norte | Teresa Dolgner


É licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto.

Exerce a sua atividade profissional na área dos Cuidados de Saúde Primários – ACES de Gondomar, desde 1997, tendo anteriormente trabalhado no Centro Distrital de Segurança Social de Braga (1988 a 1991) e do Porto (1991 a 1997). Integra, desde fevereiro 2022, a Coordenação Regional de Saúde Mental do Norte. 

Coordenação Regional de Saúde Mental da Região Centro | Filipa Troia 


Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) 2001-2006.

Em 2009 iniciou funções como Assistente Social no Departamento de Psiquiatria de Saúde Mental (DPSM) do Centro Hospitalar Baixo Vouga (CHBV) e em 2010, integrou a Equipa de Saúde Mental Comunitária (ESMC) daquele DPSM, um projeto piloto no âmbito das candidaturas aprovadas pelo Alto Comissariado para a Saúde Mental. Desde 2019 é membro da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Mental (SPESM) e em 2022, constitui a Coordenação Regional de Saúde Mental do Centro (CRSM).

Desde 2018 é voluntária ativa da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Aveiro e, desde 2021, como Vice-Presidente da mesma organização.


Moderador | Emília Santos


Nasceu em Alvite, Moimenta da Beira em 1966. É Licenciada em Serviço Social, Pós-Graduada em Política Social e Desenvolvimento Comunitário e Mestre em Serviço Social. Trabalha na ARCII desde 1992.

Representa a Delegação Regional do Centro da APSS no Conselho Regional De Saúde Mental.


Comentador/Relator | Adelinda Candeias 


Docente Professora Associada com Agregação; Investigadora Principal (CHRC)

Especialista em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação. Competência em Gestão do Stresse e Bem-estar. Doutorada em Psicologia (Psicologia Cognitiva). Agregação em Psicologia, em Inteligência, Criatividade e Inovação. Regente das unidades curriculares Psicologia Diferencial na Licenciatura em Psicologia, Seminário em Gerontologia e Saúde da Pós-graduação em Gerontologia e Saúde, Fundamentos de Epidemiologia e Saúde Pública e Comportamentos e Comunicação em saúde da Licenciatura em Ciências Biomédicas. Investigadora Principal no CHRC.


Apresentação das Conclusões dos Painéis

Centro de Recuperação de Menores de Portalegre | Pedro Amaro


Concluiu a Especialidade em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica em 2016 pela Universidade de Évora Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus, Licenciatura em Enfermagem em 2001 pelo Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Saúde. Enfermeiro no Centro de Recuperação de Menores do Assumar desde 2003.

Instituto Ciências Sociais e Políticas | Paula de Deus


Assistente social e terapeuta familiar, tem exercido o seu percurso profissional na Associação de Amigos da Criança e da Família "Chão dos Meninos", é membro da direção da Associação. Doutorada em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa.

É, atualmente, docente no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas/ULisboa.  

Autora do livro "As mulheres não morrem de amor".


ACES Oeste Sul | Diana Correia


Médica assistente de Saúde Pública e coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Aces Oeste Sul. Mestre em Saúde Pública com tese de mestrado na área de saúde mental. Formações e pós-graduações nacionais e internacionais na área de Saúde Mental, nomeadamente, em políticas e serviços de saúde mental e direitos humanos;

Realizou investigação em saúde mental aplicada à prática de saúde pública.

Centro Hospitalar Lisboa Ocidental | Diogo Rodrigues 


Mestre em Medicina formado na Nova Medical School, médico interno de formação específica em Psiquiatria do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, pertencente à Unidade de Saúde Mental de Oeiras, pós-graduado em Gestão na Saúde pela Nova School of Business and Economics.

Universidade de Évora | Adelinda Candeias


Docente Professora Associada com Agregação; Investigadora Principal (CHRC)

Especialista em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação. Competência em Gestão do Stresse e Bem-estar. Doutorada em Psicologia (Psicologia Cognitiva). Agregação e Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) 2001-2006.

Em 2009 iniciou funções como Assistente Social no Departamento de Psiquiatria de Saúde Mental (DPSM) do Centro Hospitalar Baixo Vouga (CHBV) e em 2010, integrou a Equipa de Saúde Mental Comunitária (ESMC) daquele DPSM, um projeto piloto no âmbito das candidaturas aprovadas pelo Alto Comissariado para a Saúde Mental. Desde 2019 é membro da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Mental (SPESM) e em 2022, constitui a Coordenação Regional de Saúde Mental do Centro (CRSM). Desde 2018 é voluntária ativa da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Aveiro e, desde 2021, como Vice-Presidente da mesma organização. Psicologia, em Inteligência, Criatividade e Inovação. Regente das unidades curriculares Psicologia Diferencial na Licenciatura em Psicologia, Seminário em Gerontologia e Saúde da Pós-graduação em Gerontologia e Saúde, Fundamentos de Epidemiologia e Saúde Pública e Comportamentos e Comunicação em saúde da Licenciatura em Ciências Biomédicas. Investigadora Principal no CHRC.

Moderador | Maria Melo 

Hospital Garcia de Orta 


Licenciada e mestrada em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa e pós-graduada em Neuropsicologia Clínica. Desenvolveu a sua experiência profissional e conhecimento científico na área da saúde mental, tendo trabalhado como psicomotricista em contexto hospitalar, clínica privada e em diversas estruturas de reabilitação psicossocial e de apoio comunitário. Atualmente é psicomotricista no Serviço de Psiquiatria do Hospital Garcia de Orta.

Sessão de Encerramento

Associação Nacional para a Saúde Mental  | Telma Almeida


Iniciou a sua carreira no terceiro setor no Reino Unido em 2007 no International Year of Planet Earth (IYPE), programa da UNESCO para a sustentabilidade, onde integrou o Comité de Desenvolvimento Científico tendo aqui cogerido 80 Comités Nacionais e a Rede Internacional de Académicos e Cientistas nas várias áreas da sustentabilidade. Em 2010 integra o cargo de Diretora de Desenvolvimento do Planet Earth Institute- UK (PEI), ONG focada na Independência Científica Africana, tendo aqui ocupado vários cargos, terminou o seu contributo em 2017 no cargo de Diretora de Relações Governamentais Africanas. Em 2017  regressa a Portugal e aceita o cargo de Diretora da Associação Nacional para a Saúde Mental em Abril de 2018.  Ao nível académico iniciou a sua formação em Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa, fez ERASMUS na Universidade de Roma- La Sapienza onde se especializou em Marketing. 

Coordenação Regional de Saúde Mental do Alentejo | Josefa Coelho


Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social desde 2000. Assistente social no Hospital de Beja – ULSBA desde 2002, sempre prestei apoio ao Departamento de psiquiatria e Saúde mental, em exclusivo desde 2006 até à presente data.

Assessora da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental | Paula Domingos 


Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (1992).Recebeu o Prémio BIAL de Medicina Clínica 1992 em co-autoria do estudo “Os Filhos dos Toxicodependentes, Novo Grupo de Risco Bio-Psico-Social”. É Mestre em Política Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (2016). Exerce a sua atividade profissional na área da Saúde Mental desde 1993, tendo trabalhado no sector social e privado.

Atualmente, é membro da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental do Ministério da Saúde.

Share by: