Oradores 2022

I FÓRUM NACIONAL DE SAÚDE MENTAL


Formação Profissional & Emprego


Dias 24 e 25 Novembro 2022

Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Auditório Ferreira da Silva, edifício FC6 localizado na Rua do Campo Alegre, 1021

(Edifício Ciências dos Computadores)


24 NOV | FORMAÇÃO PROFISSIONAL

 I Conferência | Estratégia Nacional para a Inclusão de Pessoas com Deficiência

Instituto Nacional de Reabilitação | Humberto Santos


Licenciado em Sociologia, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.  Foi presidente da Direção Nacional da Associação Portuguesa de Deficientes (durante mais duas décadas). Formador nas áreas de capacitação institucional, direitos humanos e desenvolvimento. No período de 2008 a 2016, desenvolveu o processo de instalação e afirmação institucional do  Comité Paralímpico de Portugal. Integrou o Conselho Nacional para Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, o Conselho Nacional de Desporto. É  desde janeiro de 2017, Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. Integrou também a Comissão Intersetorial para a Promoção da Atividade Física.  Foi Coordenador da Comissão de Promoção das Acessibilidades. É membro suplente do Conselho Económico e Social em representação do Instituto Nacional para Reabilitação, I.P. – Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Integra a Comissão de Políticas para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, o Conselho Consultivo da Rede de Escolas com Formação em Desporto do Ensino Superior Público e a Comissão Nacional de Saúde Mental. 

É o Coordenador da Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, ENIPD.

Moderadora | Eunice Silva 


Coordenadora do Serviço de Psicologia.

Psicóloga Clínica e da Saúde. Psicoterapeuta.

Grupo de Oncogenética, Centro de Investigação do IPO (CI-IPOP)/RISE@CI-IPOP (Health Research Network)

Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto)/Porto Comprehensive Cancer Centre (Porto.CCC). 

 II Conferência | Economia Social e Solidária: Uma Respostas para a Inclusão Social

Andreia Mota | Centro de Reabilitação Profissional de Gaia 


Licenciada em Psicologia, com pós-graduação em Gestão de Serviços. Exerce atividade no CRPG – Centro de Reabilitação Profissional de Gaia desde 2004, onde apoia pessoas com deficiências e incapacidades adquiridas na sua reabilitação e reintegração profissional. Atualmente como Adjunta do Diretor, assegura a coordenação técnica das intervenções do CRPG. Tem participado em atividades de inovação no domínio da diversidade funcional. É formadora e coautora de publicações relativas à reabilitação e inclusão.

Comentador | Manuel Prazeres Pereira

Associação do Porto de Paralisia Cerebral 

Moderadora | Josefa Coelho 

Coordenação Regional de Saúde Mental do Alentejo 


Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social desde 2000. Assistente social no Hospital de Beja – ULSBA desde 2002, sempre prestei apoio ao Departamento de psiquiatria e Saúde mental, em exclusivo desde 2006 até à presente data.

 SESSÃO DE ABERTURA

Fátima Monteiro | Federação Nacional de Entidades de Reabilitação de Doentes Mentais 


Presidente da Direção da Federação de Entidades de Reabilitação de Doentes Mentais. Fundadora e dirigente da IPSS de saúde mental AEIPS. Doutorada na especialidade de Psicologia Comunitária (ISPA-Instituto Universitário). Áreas de aprofundamento na saúde mental comunitária nos domínios do empoderamento e da integração comunitária.

Pedro Morgado | Coordenação Regional de Saúde Mental do Norte


Aguarda Bio. 

Paula Domingos | Assessora | Programa Nacional para a Saúde Mental


Paula Domingos é licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (1992).Recebeu o Prémio BIAL de Medicina Clínica 1992 em co-autoria do estudo “Os Filhos dos Toxicodependentes, Novo Grupo de Risco Bio-Psico-Social”. É Mestre em Política Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (2016). Exerce a sua atividade profissional na área da Saúde Mental desde 1993, tendo trabalhado no sector social e privado.

Atualmente, faz parte da equipa de Assessores do Programa Nacional para a Saúde Mental.

 I PAINEL | SAÚDE MENTAL E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Teresa Ribeiro | Associação de Reabilitação e Integração Ajuda 


Licenciada e Mestrada em Psicologia Clínica. Reconhecida pela Ordem dos Psicólogos como Especialista em Psicologia Clínica com Especialidade Avançada em Psicologia Comunitária.

Desempenha na ARIA – Associação de Reabilitação e Integração Ajuda funções de Coordenadora e Directora Técnica em Projectos de Formação Profissional dirigidos a pessoas com problemas de saúde mental, igualmente responsável pela candidatura e implementação de vários projectos de reabilitação psicossocial na mesma instituição, nomeadamente a implementação das experiências piloto, Equipa de Apoio Domiciliário e Residência de Treino de Autonomia, no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados em Saúde Mental. Paralelamente e durante 9 anos colaborou como Psicóloga Clínica no Gabinete de Apoio Psicológico e Aconselhamento na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa. Desde Abril de2004 assume a função de Vice Presidente da Direcção da ARIA, assumindo as funções de gestão e direcção técnica da instituição.

Ariana Costa  | Associação de Reabilitação e Integração Ajuda 


Aguarda Bio.

Elizabethe Noronha | Associação de Saúde Mental do Algarve


Elizabethe Noronha, Psicóloga Especialista em Clínica e Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, pós-graduada em Avaliação e Intervenção Neuropsicológica e Terapias Cognitivas Comportamentais, e a realizar doutoramento na área da avaliação do risco psicótico em adolescentes pela Universidade do Algarve. Exerce funções na Associação de Saúde Mental do Algarve – ASMAL, desde 2007, atualmente é responsável pela direção técnica da Unidade Sócio-Ocupacional para Adolescentes, resposta integrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

Teresa Mósca | Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa


Psicóloga Clínica e da Saúde, trabalha desde 2004 no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa e na Unidade de Formação Profissional desde 2008, desempenhando acumulando aqui funções de formadora interna. Fez a sua licenciatura em Psicologia Aplicada - ramo Clínica em 2003 e o mestrado em Psicologia Comunitária em 2008, com uma tese acerca do estigma relativo a pessoas com doença mental.

Moderadora | Filipa Troia 

Coordenação Regional de Saúde Mental do Centro 


Aguarda Bio. 

 II PAINEL | SAÚDE MENTAL E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Claúdia Oliveira | Associação de Familiares, Utentes e Amigos do H.M.L 


Aguarda Bio. 

Inês Gama | Fundação Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional 


Nascida em Coimbra em 1989, licenciada em Antropologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e com Mestrado em Medicina Legal e Ciências Forenses pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. 

Moderadora | Josefa Coelho 

Coordenação Regional de Saúde Mental do Alentejo 

 II CONFERÊNCIA | FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E INCAPACIDADE

Conceição Matos | Instituto do Emprego e Formação Profissional


Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra e Mestre em Administração Pública pelo ISCTE-IUL, iniciou a sua carreira profissional como psicóloga clínica no Centro de Saúde Mental de Viseu, atual Departamento de Psiquiatria do Hospital Distrital de Viseu.

Foi dirigente de várias Unidades Orgânicas do IEFP (Centro de Emprego de S. Pedro do Sul; Centro de Emprego de Viseu; Centro de Formação Profissional de Viseu e Vogal do Conselho Diretivo); foi também Diretora do CINEL – Centro de Formação da Indústria Eletrónica, Energia, Telecomunicações e Sistemas da Informação.

É atualmente Diretora do Departamento de Formação Profissional do IEFP.

Moderadora | Generosa Morais 

Centro Hospitalar Universitário de Coimbra 


É Assistente Social, e detém um Mestrado em Família e Sistemas Sociais. Concluiu ainda o Curso de Preparação para a Carreira Diplomática e para as Profissões Internacionais bem como os cursos de pós-graduação em Toxicodependência e de pós-graduação em "Intervenção em Contextos de Violência Familiar”. Adicionalmente, concluiu o Curso de Mediação Familiar, e o Curso de Formação “A Justiça nas Relações Familiares e na Tutela das Crianças e Jovens” e o Curso de Formação de Formadores. É formadora especializada em Igualdade de Género e Violência Doméstica. Profissionalmente e de janeiro de 2000 a fevereiro de 2006, desenvolveu funções no Serviço S.O.S. Mulher, da Fundação Bissaya-Barreto. Desde setembro de 2006, vem exercendo funções na Unidade de Violência Familiar do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. É Membro Cofundadora do Grupo Violência e Escola – Um Projeto para o Concelho de Coimbra e Membro Cofundadora do Grupo Empresas contra a Violência Doméstica. Atualmente e já desde fevereiro de 2013, desempenha funções como Coordenadora do Serviço Social do Centro de Responsabilidade Integrada do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra. Integra desde a mesma data, o Gabinete de Humanização do CHUC. De 2016 a 2018, foi membro do Conselho Regional de Saúde Mental da ARS Centro. Adicionalmente, integra a Equipa Coordenadora Regional dos Cuidados Integrados em Saúde Mental. Tem colaborado como formadora com CNPSM –Equipas de Saúde Mental Comunitária.

25 NOV  | EMPREGO

 IV CONFERÊNCIA | REINTEGRAÇÃO LABORAL E SOCIAL

Felicitas Kresimon | Social Firm Europe - CEFEC


Formou-se em Pedagogia Social pela Universidade Livre de Berlim e desde 1995 tem trabalhado em Trieste (Itália) no âmbito das cooperativas sociais e no processo de desinstitucionalização de pacientes de hospitais psiquiátricos. Atualmente preside o board da cooperativa Duemilauno Agenzia Sociale e é Secretária Geral da Social Firms Europe - CEFEC.

Moderador | Maria Melo 

Hospital Garcia de Orta 


Licenciada e mestrada em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa e pós-graduada em Neuropsicologia Clínica. Desenvolveu a sua experiência profissional e conhecimento científico na área da saúde mental, tendo trabalhado como psicomotricista em contexto hospitalar, clínica privada e em diversas estruturas de reabilitação psicossocial e de apoio comunitário. Atualmente é psicomotricista no Serviço de Psiquiatria do Hospital Garcia de Orta.

 III PAINEL | SAÚDE MENTAL, EMPREGO E EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Marisa Fernandes | Associação de Reabilitação e Integração Ajuda


Aguarda Bio. 

Elizabethe Noronha | Associação de Saúde Mental do Algarve


Elizabethe Noronha, Psicóloga Especialista em Clínica e Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, pós-graduada em Avaliação e Intervenção Neuropsicológica e Terapias Cognitivas Comportamentais, e a realizar doutoramento na área da avaliação do risco psicótico em adolescentes pela Universidade do Algarve. Exerce funções na Associação de Saúde Mental do Algarve – ASMAL, desde 2007, atualmente é responsável pela direção técnica da Unidade Sócio-Ocupacional para Adolescentes, resposta integrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

Sandro Resende | Manicómio 


Aguarda Bio. 

Sandro Resende | Manicómio 


Aguarda Bio. 

Ana Ventura | Moderadora 

Coordenação Regional de Saúde Mental do Algarve 


Licenciatura em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa.

Desenvolve a sua actividade profissional no CHUA – Centro Hospitalar Universitário do Algarve como Coordenadora do Serviço Social e do Gabinete do Cidadão na Unidade Hospitalar de Portimão e no Hospital Terras do Infante.  Integra a Coordenação Regional da RNCCISM. É dirigente institucional (faz parte da Direção do CASLAS, IPSS de Lagos). Tem integrado os corpos sociais de diferentes associações de carácter humanitário, desportivo e social). Exerceu funções no Centro de Assistência Social Lucinda Anino dos Santos como Diretora Técnica e, prestando assessoria à Direção sempre que necessário. Foi Chefe de Divisão na Câmara Municipal de Lagos. 

 IV PAINEL | SAÚDE MENTAL, EMPREGO E EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Carolina Soares | Fundação Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional


Mestre em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Integra desde 2013 os quadros da Fundação ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional. Desde sempre na área do emprego e formação profissional e, mais recente e cumulativamente, na área da saúde mental, numa das primeiras Residências de Apoio Máximo para pessoas portadoras de doença mental grave.

 Claúdia Oliveira | Associação de Familiares, Utentes e Amigos do H.M.L 


Aguarda Bio. 

Ana Rita Silva | Associação para o Estudo e Integração Psicossocial


Aguarda Bio. 

Maria Lúcia Oliveira | Associação para o Estudo e Integração Psicossocial


Aguarda Bio. 

 V PAINEL | SAÚDE MENTAL E COOPERATIVAS

Joaquina Castelão | Polisercoop


Familiar de pessoa diagnosticada com doença mental grave;

Presidente da FamiliarMente, Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental, constituída em 2015, com o objetivo de dar voz organizada às famílias, na defesa dos seus direitos e legítimos interesses e de contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde e bem estar, das próprias e dos seus familiares portadores de doença do foro mental;

Presidente do Conselho de Administração da Polisercoop, Cooperativa de Solidariedade Social, instituição sem fins lucrativos criada há cerca de 24 anos, presta cuidados no âmbito do serviço de apoio domiciliário e tem como principais objetivos, promover a reabilitação psicossocial e profissional, de pessoas diagnosticadas com doença do foro mental.

Colorir Coop | Manuel José Caçador


Em 1966 – Ingressou no Ministério da Justiça/ Tribunais, como Oficial de justiça, desempenhando as seguintes funções: Escriturário judicial; Ajudante de escrivão; Escrivão de direito em vários tribunais; Secretário judicial; Secretário de inspeção no Conselho Superior da Magistratura (funções inspetivas); Secretário de Tribunal Superior. 

Atualmente na situação de aposentado dedica-se a várias tarefas de voluntariado, designadamente Presidente da ASAF, Presidente do Conselho Fiscal da Familiarmente e Presidente da Colorir Coop.

Isabel Miguéns | Santa Casa da Misericórdia de Cascais


Licenciada em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Nova de Lisboa. Mestrado em Gerontologia pela Universidade de Salamanca.

Em 1975, ajudou a implementar todas as áreas Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, bem como a Fundação Portuguesa Para o Estudo e Prevenção da Toxicodependência.

Tomou Posse como Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Cascais e de Presidente do Conselho de Administração da Fundação Portuguesa Para o estudo Prevenção e Tratamento do Toxicodependência em 6 de Janeiro 2010.

Moderador | José Pedro Fernandes

Porto Canal 


Aguarda Bio. 

 VI CONFERÊNCIA | PROGRAMA TARGET: A DOSE CERTA DE LOUCURA

Casa do Impacto | Inês Sequeira 


Diretora da Casa do Impacto, o maior hub de empreendedorismo de impacto em Portugal, fundado em 2018. Através de programas de aceleração, investimento e incubação, o hub visa criar um pipeline empolgante de soluções conectadas aos 17 ODS. Através da sua atividade foram investidos mais de 2.6 milhões de euros no apoio às empresas.

Moderador | José Pedro Fernandes

Porto Canal 


Aguarda Bio. 

Moderador | José Pedro Fernandes

Porto Canal 


Aguarda Bio. 

 Sessão de Encerramento

Telma Almeida | AlertaMente Associação Nacional para a Saúde Mental 


Iniciou a sua carreira no terceiro setor no Reino Unido em 2007 no International Year of Planet Earth (IYPE), programa da UNESCO para a sustentabilidade, onde integrou o Comité de Desenvolvimento Científico tendo aqui cogerido 80 Comités Nacionais e a Rede Internacional de Académicos e Cientistas nas várias áreas da sustentabilidade. Em 2010 integra o cargo de Diretora de Desenvolvimento do Planet Earth Institute- UK (PEI), ONG focada na Independência Científica Africana, tendo aqui ocupado vários cargos, terminou o seu contributo em 2017 no cargo de Diretora de Relações Governamentais Africanas. Em 2017 regressa a Portugal devido a um infortúnio familiar. Aceita o Cargo de Diretora da Associação Nacional para a Saúde Mental em Abril de 2018.  Ao nível académico iniciou a sua formação em Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa, fez ERASMUS na Universidade de Roma- La Sapienza onde se especializou em Marketing. 

Teresa Dolgner | Coordenação Regional de Saúde Mental do Norte 


É licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto. 

Exerce a sua atividade profissional na área dos Cuidados de Saúde Primários – ACES de Gondomar, desde 1997, tendo anteriormente trabalhado no Centro Distrital de Segurança Social de Braga (1988 a 1991) e do Porto (1991 a 1997). Integra, desde fevereiro 2022, a Coordenação Regional de Saúde Mental do Norte. 

Paula Domingos | Assessora | Programa Nacional para a Saúde Mental


Paula Domingos é licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (1992).Recebeu o Prémio BIAL de Medicina Clínica 1992 em co-autoria do estudo “Os Filhos dos Toxicodependentes, Novo Grupo de Risco Bio-Psico-Social”. É Mestre em Política Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (2016). Exerce a sua atividade profissional na área da Saúde Mental desde 1993, tendo trabalhado no sector social e privado.

Atualmente, faz parte da equipa de Assessores do Programa Nacional para a Saúde Mental.

Share by: