Oradores 2021

I FÓRUM NACIONAL

DE SAÚDE MENTAL

Cooperação Entre Respostas
SAÚDE & SEGURANÇA SOCIAL


Desafios Atuais & Futuros

Sessão de Abertura

Paula Domingos | Assessora | Programa Nacional para a Saúde Mental


Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (1992).Recebeu o Prémio BIAL de Medicina Clínica 1992 em co-autoria do estudo “Os Filhos dos Toxicodependentes, Novo Grupo de Risco Bio-Psico-Social”. É Mestre em Política Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (2016). Exerce a sua atividade profissional na área da Saúde Mental desde 1993, tendo trabalhado no sector social e privado. Atualmente, faz parte da equipa de Assessores do Programa Nacional para a Saúde Mental.

Cristina Henriques | Coordenadora Nacional | Comissão da Rede Nacional de Cuidados Continuados 


Títulos académicos e profissionais: (2019) Mestrado em Cuidados Paliativos pelo ICS-UCP. (2015)Pós-licenciatura de Especialização em Emfermagem de Reabilitação pela ESECGL. (2005) Master em Gestão de Serviços de Saúde para Enfermagem pela UL. (2001) Licenciada em Enfermagem pela ESECVP. (1995) Bacharelato em Enfermagem pela ESEFMM.

Atividade profissional: (desde junho 2021) que Integra o Grupo de Apoio Técnico à Implementação das Políticas de Saúde Políticas de Saúde do MS – Despacho n.º 6302/2021de 25 de junho. (desde junho 2021) Adjunta do Gabinete da Ministra da Saúde – Despacho n.º 5695/2021 de 9 de junho. (desde junho 2021) Coordenadora Nacional da Comissão Nacional de Coordenação da RNCCI em representação do MS – Despacho n.º 5694/2021 de 9 de junho. (2020 – 2021) Elemento da Equipa de Apoio Técnico da Comissão Nacional de Coordenação da RNCCI em representação do MS – Despacho n.º 2625/2020 de 26 fevereiro. (2017-2021) Enfermeira Especialista na Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos do ACES Lisboa Ocidental e Oeiras. (2012 a 2017) Elemento da Equipa Coordenadora Regional da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. (2007-2012) Enfermeira Especialista de Reabilitação, Serviço de Medicina IA, Cento Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO) – Hospital de Egas Moniz (HEM), Enfermeira da Equipa de Gestão de Altas do CHLO – HEM. (2005 – 2007) Enfermeira em funções de apoio à Gestão e Prestação de Cuidados de Enfermagem – Serviço de Doenças Infeciosas, CHLO – HE. (1995-2005) Enfermeiro Graduado, Bloco Operatório de Oftalmologia, HEM. Apoio à gestão na área de Cirurgia Vitreo-Retiniana, Bloco Operatório de Oftalmologia, HEM. (1992-1995) Enfermeiro Graduado, Serviço de ORL/Urologia – CHLO – HEM.

Participação e divulgação científica: Membro do Núcleo de Investigação Formação e Ensino (NIFE) do Aces Lisboa Ocidental e Oeiras (2018-2021). Organização de eventos científico (n=5). Co-autor de artigos publicados em livros e revistas científicas nacionais e internacionais. Realização de comunicações orais / posters em reuniões científicas nacionais. Investigadora colaboradora do Observatório Português dos Cuidados Paliativos do ICS-UCP (desde 2017).

Associações Profissionais e científicas: Membro da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER). Membro Fundador da Associação de Enfermagem em Cuidados Continuados e Paliativos (AECCP) (2014). Membro dos Órgão Socias da AECCP: Tesoureiro (2014-2018) Vogal da direção (2018-2020)

Cristina Caetano | Coordenadora Nacional | Comissão da Rede Nacional Cuidados Continuados Integrados


Aguarda bio. 

Sandra Martins | Diretora | Biblioteca Municipal de Faro  


Bibliotecária. Mestre em Ciências Documentais, ramo de Biblioteca e Documentação, pela Universidade do Algarve. Licenciada em Comunicação Social, pela Universidade da Beira Interior.

Chefe de Divisão de Bibliotecas e Arquivo do Município de Faro. Diretora da Biblioteca Municipal de Faro desde 2010.

Mãe de 2 filhos.

I CONFERÊNCIA: OS DESAFIOS DA ARTICULAÇÃO ENTRE A SAÚDE E A SEGURANÇA SOCIAL 

João Albuquerque | Diretor Clínico | Centro de Recuperação de Menores das Irmãs Hospitaleiras


Aguarda bio. 

Moderadora: Cláudia Reis | Assistente Hospitalar de Psiquiatria | Hospital de Portimão


 Aguarda bio. 

 I PAINEL: RESPOSTAS COMPLEMENTARES DA SAÚDE E DA SEGURANÇA SOCIAL REGIÃO NORTE

Raquel Silva | Hospital de Dia | Centro Hospitalar Vila Nova Gaia e Espinho 


Aguarda bio. 

Miguel Durães | Associação Recovery |  Fórum Socio-Ocupacional


Psicólogo. Especialidade em Gestão Pública. Membro da Comissão Consultiva (CCPUC) do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral de Saúde/Ministério da Saúde. Como elemento da CCPUC integrou, por indicação do Diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental, a Delegação Portuguesa ao Global Leadership Institute da Universidade de Boston (EUA,) que teve como objeto a formação e implementação de líderes globais na Saúde Mental. Foi convidado, como consultor do Programa Nacional para a Saúde Mental, na qualidade de dirigente de IPSS e de técnico experiente no setor infanto- juvenil, para apoiar a implementação de projetos de saúde mental nas escolas, nomeadamente de prevenção de comportamentos suicidários. Relator do grupo de trabalho “Governação e Financiamento” na Conferência Nacional de Saúde Mental, tendo como entidades promotoras o Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral de Saúde, EU Joint Action on Mental Health and Wellbeing; World Health Organization/Mental Health – Europe. Presidente de Direção da RECOVERY IPSS. Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Associações de Famílias de Pessoas com Experiência de Doença Mental Grave (FamiliarMente). Delegado português e membro da Direção na EUFAMI – European Federation of Associations of Families of People with Mental Illness. Membro Eleitor da World Federation for Mental Health.

Escritor de crónicas na comunicação social e com vários artigos publicados em revistas científicas com refree. Tomou parte como conferencista em meetings nacionais e internacionais em temas relacionados com a Saúde, Acão Social, Educação, Direitos Humanos e o papel de Organizações Não Governamentais/IPSS na comunidade.

Filipa Palha | Encontrar+se | Unidade Socio-ocupacional dos Cuidados Continuados Integrados


Psicóloga Clínica. Doutorada em Psicologia pela Universidade do Porto.

Presidente fundadora da ENCONTRAR+Se – Associação para a promoção da saúde mental.

Coordenadora do Centro de Atendimento Integrado da ENCONTRAR+SE.

Docente da Faculdade de Educação e Psicologia da universidade Católica Portuguesa.

Moderadora: Cláudia Reis | Assistente Hospitalar de Psiquiatria | Hospital de Portimão


 Aguarda bio. 

II CONFERÊNCIA:  MODELOS DE HOSPITAIS DE DIA COM BASE PSICOTERAPÊUTICA 

Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo | Presidente | Isaura Neto


Presidente da Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo.

Médica Psiquiatra. Grupanalista, membro didata da Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo (SPGPAG)e sua atual presidente.

Full member da Group Analytic Society International. Membro da Sociedade Portuguesa de Psicanálise. Membro fundador da Associação Portuguesa de Psicanálise Relacional.

Chefe de serviço da carreira hospitalar  e chefe de equipa do Hospital de Dia do Hospital de Santa Maria (2000-2008).

Autora de várias comunicações e conferências, capítulos de livros e co-editora do recente livro de 2021 “The Portuguese School of Group Analysis – towards a unified and integrated approach to theory research and clinical work” editado pela Routledge. capítulos de livros a destacar: Ch. 18 – Moving groupwork into the day hospital setting In Psychological groupwork with acute psychiatric inpatients. Ed. Whiting & Birch, Ltd, 2010 e autora de alguns dos seus capítulos. Coautora do cap.11- Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo In Psicoterapias (2018). Introdutora dos Grupos Multifamiliares em Portugal em 2001, baseados no modelo da Psicoanálisis Multifamiliar de Jorge García Badaracco (2000) e na teoria técnica grupanalíticas= Grupanálise Multifamiliar. Actividade privada com vários grupos de Grupanálise e psicoterapias duais.

Moderadora: Ana Pinto Coelho | Diretora e Curadora | Festival Mental 


Aguarda bio. 

 II PAINEL: RESPOSTAS COMPLEMENTARES DA SAÚDE E DA SEGURANÇA SOCIAL REGIÃO CENTRO 

Joana Andrade | Hospital de Dia | Centro Hospitalar Universitário de Coimbra


Nascida em Coimbra a 1983, licenciada em Medicina pela FMUC em 2007 e inicia o Internato de Formação Específica (IFE) em Psiquiatria em 2009 no CHUC.

Assistente convidada da FMUC e doutoranda no Programa Doutoral em Ciências da Saúde da FMUC na área da Perturbação Obsessivo-Compulsiva. Conclui IFE, sendo especialista em Psiquiatria desde 2014.

Desde 2014 é coordenadora da Unidade de Electroconvulsivoterapia e sub-coordenadora da consulta de Perturbação Obsessivo-Compulsiva do CRI de Psiquiatria do CHUC

Luís Oliveira | Fórum Socio-Ocupacional | Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares


Aguarda bio. 

Sandra Oliveira | Fórum Sócio-Ocupacional | Centro de Educação Especial Rainha Dª Leonor


Aguarda bio. 

Moderadora: Ana Pinto Coelho | Diretora e Curadora | Festival Mental 


Aguarda bio. 

III PAINEL: RESPOSTAS COMPLEMENTARES DA SAÚDE E SEGURANÇA SOCIAL REGIÃO DE LISBOA E VALE DO TEJO

Rui Durval | Hospital de Dia | Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa


Aguarda bio. 

João Carlos Melo | Hospital de Dia | Hospital Fernando da Fonseca 


Aguarda bio. 

Susana Jorge | Espaço@com | Hospital Fernando da Fonseca 


Funções de Assistente hospitalar no serviço de Psiquiatria do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF)  iniciadas a 2 Agosto de 2002. 

Obteve o Grau de Consultor de Psiquiatria em Maio 2008.

Desde da sua integração no serviço de Psiquiatria do HFF desempenhou várias funções na Unidade Funcional Comunitárias onde tem desenvolvido funções clínicas assistenciais, de formação e de coordenação da equipa Queluz 2008-2015. Integrou um dos programas comunitários de cuidados diferenciados para doentes com primeiro episódio psicótico, o qual foi denominado- Primeiro Surto de Intervenção Comunitária (PSIC). Este programa específico integra-se nas modalidades reabilitativas, num conceito de recovery, desenvolvidas pela Área de Dia da Unidade Funcional Comunitária denominada Espaço@com. 

O Espaço@com é um programa visa o desenvolvimento de recursos comunitários para detecção precoce, tratamento e reabilitação dos doentes com primeiro episódio psicótico. 

Catarina Malcata | Diretora Técnica | Fórum Socio-Ocupacional | Associação de Reabilitação e Integração Ajuda


Nasceu em Lisboa, em 6 de Maio de 1977. Licenciou-se em Psicopedagogia Curativa, pela Universidade Moderna, em 2000. Formação em Intervenção Familiar Sistémica, pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, em 2006. Curso Pós-Graduado de Atualização em Psicoeducação Familiar no Modelo Fallon, pela Faculdade de Ciências Médicas, em 2006.


Exerce funções de técnica de reabilitação psicossocial na ARIA desde 2001, passando a assumir de 2009 até à presente data a função de Diretora Técnica do Fórum Sócio Ocupacional de Lisboa.

Moderadora:  Ana Ventura | Coordenadora Serviço Social | Uni. Hospitalares de Portimão e Lagos


Aguarda bio.

 IV PAINEL: RESPOSTAS COMPLEMENTARES DA SAÚDE E SEGURANÇA SOCIAL REGIÃO DO ALENTEJO 

Ana Matos Pires | ARS Alentejo | Coordenadora Regional de Saúde Mental 


Aguarda bio. 

Josefa Coelho | Hospital de Dia | Hospital de Beja


Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social desde 2000. Assistente social no Hospital de Beja – ULSBA desde 2002, sempre prestei apoio ao Departamento de psiquiatria e Saúde mental, em exclusivo desde 2006 até à presente data.

Moderadora: Ana Ventura | Coordenadora Serviço Social | Unidades Hospitalares de Portimão e Lagos


Aguarda bio.

 V PAINEL: RESPOSTAS COMPLEMENTARES DA SAÚDE E SEGURANÇA SOCIAL REGIÃO DO ALGARVE

Flávia Polido | Hospital de Dia | Hospital de Portimão


Aguarda bio.

Maria Corona Solana | Hospital de Dia | Hospital de Faro


Natural de Espanha. Licenciada em Medicina pela Universidade de Córdoba (Espanha) em 2009

Frequência do Ano Comum no Centro Hospitalar Lisboa Norte (Hospital Santa Maria) em 2010. Frequência do Internato de Formação Específica em Psiquiatria no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa entre 2013 e 2018, fazendo parte integrante do Serviço de Reabilitação e Residentes. Frequência da dupla Pós-Graduação em Sexologia e Terapia de Casal entre 2016-2017. Coordenadora do Hospital de Dia da Unidade de Faro do Centro Hospitalar Universitário do Algarve desde 2019 até a data e do Programa de Reabilitação no Internamento de Psiquiatria desde 2021. Orientadora de formação específica em Psiquiatria desde 2020. Tutora de estágio de psiquiatria de alunos da Universidade do Algarve desde 2021. Outros projectos em curso: Coordenação da equipa multidisciplinar de Identidade de Gênero do Centro Hospitalar Universitário do Algarve. 

Ana Isabel Lopes | Fórum Sócio-Ocupacional | Associação de Saúde Mental do Algarve


Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social em 1998.

Iniciou o seu percurso profissional  na categoria de Técnica de Serviço Social  na Associação de saúde Mental do Algarve (ASMAL) em janeiro 1999 nas valências Centro de Reabilitação Profissional e Fórum Sócio Ocupacional até Março de 2000.

Exerceu funções de Técnica Superior de Serviço Social no Centro Distrital da Segurança Social de Évora no período de Março 2000 a Março de 2005, neste serviço integrou as equipas das Respostas Sociais para a Infância e Juventude e da EMAT, foi representante da Segurança Social na Comissão de proteção de crianças e jovens de Évora e exerceu funções na Casa Pia (secção feminina) de Évora.


Desempenha, desde março de 2005 até à presente data, funções de Técnica de Serviço Social e Coordenadora Técnica na valência Fórum Sócio Ocupacional da ASMAL em Faro e representa a Associação nos Conselhos Locais de Ação Social (CLAS) de Faro e S.Brás de Alportel. 

José Araújo | Unidade Sócio-ocupacional de Cuidados Continuados Integrados | Casa do Povo  de São Bartolomeu de Messines 


Nasceu no concelho de Vila Verde a 26 Agosto de 1965. Veio para São Bartolomeu de Messines com 16 anos.

A entrada no dirigismo associativo aconteceu em 1987, como vogal da direção da União Desportiva Messinense, em 1998 foi eleito Presidente da Direção, cargo que desempenhou até  Abril 2009.

Foi em Julho desse mesmo ano, 2009, que foi eleito para presidente da Direção da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines. Como dirigente social é também há seis anos tesoureiro da Direção da União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Algarve (URIPSS) e vogal da direção da Associação Nacional dos Dirigentes Sociais (ANDS).

Moderadora: Ana Cristina Trindade | Diretora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental | Centro Hospitalar do Algarve


Médica psiquiatra em Serviços de Psiquiatria e Saúde Mental em Faro, desde 1991, no então designado Centro de Saúde Mental do Algarve.

Ao longo da vida profissional exerceu funções nas áreas de internamento, consulta, hospital de dia, equipas comunitárias, urgência, eletroconvulsivoterapia, exames médico-legais.

Exerce funções de Diretora de Departamento ou Serviço de Psiquiatria desde 2004.

Implementou o Hospital de Dia do qual foi coordenadora de 2008 a 2019. Implementou as Equipas de Psiquiatria Comunitária em 2008/2009 integrando, inicialmente, a Equipa de Faro e desde 2011 a de Albufeira.

Entre 2001 e 2016 colaborou com a ARS como Coordenadora do Gabinete Técnico de Saúde Mental e por inerência do cargo Membro do Conselho Nacional de Saúde Mental. 

Foi Presidente do Conselho Regional de Saúde Mental entre 2001 e 2002.

Comentadora: Maria do Carmo Cruz | Coordenadora Regional de Saúde Mental | ARS Algarve


Psiquiatra, exerceu funções em Coimbra, Hospital Sobral Cid  de 1991 a 2008. Diretora de serviço de Hospital Dia durante 10 anos.

Fundadora das Consultas de Sexologia Clínica e Cognitivo-Comportamental do Hospital Sobral Cid.

Formação específica  em Psicodrama; Terapia Familiar Sistémica; Terapia cognitivo – comportamental; Psicossomática e Sexologia Clínica.

Formadora da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar Sistémica de 1999 a 2006.

Faz parte de várias Sociedades Científicas. Membro do Conselho Disciplinar da Ordem dos Médicos do Centro de 2000 a 2007.

Desde 2008 a exercer  funções no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Unidade de Portimão, como Assistente Graduada Sénior. Desde 2017, Diretora do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar Universitário do Algarve Unidade de Portimão, Coordenadora Regional de Saúde Mental da ARS Algarve e Membro da Coordenação Regional de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental do Algarve.

III CONFERÊNCIA  A SAÚDE MENTAL É UM DIREITO

Paula Domingos | Assessora | Programa Nacional para a Saúde Mental


Paula Domingos é licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (1992).Recebeu o Prémio BIAL de Medicina Clínica 1992 em co-autoria do estudo “Os Filhos dos Toxicodependentes, Novo Grupo de Risco Bio-Psico-Social”. É Mestre em Política Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (2016). Exerce a sua atividade profissional na área da Saúde Mental desde 1993, tendo trabalhado no sector social e privado.

Atualmente, faz parte da equipa de Assessores do Programa Nacional para a Saúde Mental.

Moderadora:  Ana Cristina Trindade | Diretora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental | Centro Hospitalar do Algarve 


Aguarda Bio. 

V CONFERÊNCIA:  A VISÃO DAS FAMÍLIAS SOBRE A ARTICULAÇÃO ENTRE A SAÚDE E A SEGURANÇA SOCIAL

Joaquina Castelão | Presidente da Direção |Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas com Experiência de Doença Mental


Familiar de pessoa diagnosticada com doença mental grave;

Presidente da FamiliarMente, Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental, constituída em 2015, com o objetivo de dar voz organizada às famílias, na defesa dos seus direitos e legítimos interesses e de contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde e bem estar, das próprias e dos seus familiares portadores de doença do foro mental;

Presidente do Conselho de Administração da Polisercoop, Cooperativa de Solidariedade Social, instituição sem fins lucrativos criada há cerca de 24 anos, presta cuidados no âmbito do serviço de apoio domiciliário e tem como principais objetivos, promover a reabilitação psicossocial e profissional, de pessoas diagnosticadas com doença do foro mental.

Moderadora:  Ana Cristina Trindade | Diretora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental | Centro Hospitalar do Algarve 


Aguarda Bio. 

Sessão de Encerramento

Fernanda Faleiro | ARS Algarve  | Coordenadora da Equipa de Coordenação Regional | Cuidados Continuados Integrados


Aguarda bio. 

Margarida Flores | Diretora | Centro Distrital da Segurança Social de Faro 


Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, detentora de Pós  Graduação de Direito Penal Económico e Europeu ministrada pela mesma Universidade, é técnica superior do mapa de pessoal do Instituto da Segurança Social, I. P./Unidade de Fiscalização do Algarve, designada em comissão de serviço, ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 16.º do Decreto –Lei n.º 83/2012, de 30 de março, na redação conferida pelo Decreto –Lei n.º 167/2013, de 30 de dezembro, conjugado com o previsto no n.º 12 do artigo 19.º da Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro, na sua atual redação, pelo período de cinco anos, para exercer o cargo de diretora de segurança social de Faro, do Instituto da Segurança Social, I. P., a que se refere o n.º 1 do artigo 15.º do Decreto –Lei n.º 83/2012, de 30 de março, que aprova o diploma orgânico do Instituto da Segurança Social, I. P, com efeitos a 22 de setembro de 2017, nomeada anteriormente pelo Despacho n.º 4389/2016, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 62, de 30 de março de 2016, no cargo de Diretora de Segurança Social do Centro Distrital de Faro, do Instituto da Segurança Social, I. P., desde 21 de março de 2016, tendo anteriormente exercido as funções de Diretora da Unidade de Prestações e Contribuições, no período de 20 de setembro de 2012 a 20 de março de 2016; no período de 2 fevereiro de 2010 a 19 setembro de 2012 exerceu funções de Diretora da Unidade de Identificação, Qualificação e Contribuições do Centro Distrital de Segurança Social de Faro; entre dezembro de 2004 e janeiro de 2010, exerceu funções de Coordenadora da Secção de Processos de Execução Tributária (SPET) do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, I. P., sediada em Faro; no período de junho de 2004 a outubro de 2004, exerceu funções de técnica superior no Núcleo de Ilícitos Criminais do Departamento de Fiscalização do Algarve do Instituto de Solidariedade e Segurança Social; em 1 de agosto de 2001, foi nomeada Diretora da Direção Distrital de Contribuintes Devedores e Ilícitos Criminais da Delegação de Faro do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, I. P.; em 11 de junho de 2001 celebrou Contrato Individual de Trabalho com o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, para o exercício de funções de técnica superior; em 11 de junho de 1999 celebrou Contrato de Trabalho a Termo Certo com o Centro Regional de Segurança Social do Algarve, para o exercício de funções de técnica superior.

Realizou Seminário de Alta Direção (SAD) em setembro de 2004, tendo realizado o FORGEP em 2009 e o CAGEP em 2016. Inscrita na Ordem dos Advogados desde novembro de 1994.na Ordem dos Advogados desde novembro de 1994.

Maria do Carmo Cruz | Coordenadora Regional de Saúde Mental | ARS Algarve


Psiquiatra, exerceu funções em Coimbra, Hospital Sobral Cid  de 1991 a 2008. Diretora de serviço de Hospital Dia durante 10 anos.

Fundadora das Consultas de Sexologia Clínica e Cognitivo-Comportamental do Hospital Sobral Cid.

Formação específica  em Psicodrama; Terapia Familiar Sistémica; Terapia cognitivo – comportamental; Psicossomática e Sexologia Clínica.

Formadora da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar Sistémica de 1999 a 2006.

Faz parte de várias Sociedades Científicas. Membro do Conselho Disciplinar da Ordem dos Médicos do Centro de 2000 a 2007.

Desde 2008 a exercer  funções no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Unidade de Portimão, como Assistente Graduada Sénior. Desde 2017, Diretora do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar Universitário do Algarve Unidade de Portimão, Coordenadora Regional de Saúde Mental da ARS Algarve e Membro da Coordenação Regional de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental do Algarve.

Share by: