Oradores 2020

Sessão de Abertura

Diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental | Miguel Xavier


Presidente do Conselho Científico da NOVA Medical School- Faculdade de Ciências Médicas e Professor catedrático de Psiquiatria e Saúde Mental. Chefe de Serviço de Psiquiatria do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de S. Francisco Xavier, CHLO. Coautor do Plano Nacional de Saúde Mental. Diretor Nacional do Programa Nacional para a Saúde Mental (PNSM/DGS).

Presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental | António Leuschener


Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Magalhães Lemos, (1997-2019). Professor Catedrático Convidado de Psiquiatria do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, da Universidade do Porto, Regente da Unidade Curricular de Psiquiatria (1998-2019). Presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental, desde 2010.

I Conferência – Medidas de Apoio ao Emprego no âmbito da Inserção Socioprofissional Das Pessoas com Deficiência 

IEFP Serviços de Promoção do Emprego | Alexandre Oliveira 


Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, pelo Instituto Superior de Economia, da Universidade Técnica de Lisboa.

Exerce funções no IEFP desde Outubro de 1988.

Foi Diretor do Centro de Emprego de Torres Vedras entre 1996 e 2000.

É Diretor de Serviços de Promoção do Emprego, do Departamento de Emprego do IEFP desde março de 2000 até à atualidade.

É, ou foi, representante do IEFP em conselhos de administração de centros de formação de gestão participada, em diversas comissões e grupos de trabalho de cariz interministerial, bem como ainda, em comissões internacionais.

I Painel- A Realidade do Emprego e da Inserção Socioprofissional

Associação de Reabilitação e Integração Ajuda | Teresa Ribeiro


Licenciada e Mestrada em Psicologia Clínica. Desempenha na ARIA – Associação de Reabilitação e Integração Ajuda funções de Coordenadora e Directora Técnica em Projectos de Formação Profissional dirigidos a pessoas com problemas de saúde mental no âmbito da Medida de Qualificação de Pessoas com Deficiência e Incapacidade, igualmente responsável pela candidatura e implementação de vários projectos inovadores de reabilitação psicossocial. Desde Abril de 2004 assume a função de Vice Presidente da Direcção da ARIA, assumindo as funções de gestão e direcção técnica da instituição.

Fundação Assistência Desenvolvimento e Formação Profissional | Jaime Ramos 


Médico do Trabalho e de Clínica Geral e Familiar; gerente de Cruz Branca Lda , Saúde e segurança no Trabalho, Fundador e Presidente da Fundação ADFP. 

Autor dos livros: Não Basta Mudar as Moscas…; Deus Natureza, contos para netos maiores;  Liberdade, Espaço da Mente. 

Foi até 1991 Deputado da Assembleia da República, Presidente de Câmara Municipal e Governador Civil.

Associação de Saúde Mental do Algarve | Elizabethe Noronha 


Elizabethe Noronha, Psicóloga Especialista em Clínica e Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, pós-graduada em Avaliação e Intervenção Neuropsicológica e Terapias Cognitivas Comportamentais, e a realizar doutoramento na área da avaliação do risco psicótico em adolescentes pela Universidade do Algarve. Exerce funções na Associação de Saúde Mental do Algarve – ASMAL, desde 2007, atualmente é responsável pela direção técnica da Unidade Sócio-Ocupacional para Adolescentes, resposta integrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

Câmara Municipal de Lisboa | Teresa Ferreira 


Licenciada em Psicologia das Organizações e do Trabalho, trabalha na Câmara Municipal de Lisboa como Técnica Superior no Departamento para os Direitos Sociais, na área da Empregabilidade, Economia Social e Empreendedorismo. É responsável pelo Programa RedEmprega Lisboa, que visa aumentar a empregabilidade da população da cidade de Lx, através da dinamização de redes territoriais, agregando diversas entidades e dinâmicas locais, que promovam de forma integrada, respostas à população desempregada e à procura de trabalhadores por parte das empresas.

Câmara Municipal de Cascais | Ana Silvestre Daun


Iniciou o seu percurso profissional no Centro de Saúde Mental Infantil- Dr. João dos Santos em 1995. Teve diferentes experiências em contextos educativos, sociais e terapêuticos. Integra a Divisão de Empregabilidade e Talento (DEPT) em 2011, onde gere e dinamiza diferentes projetos de empregabilidade, é consultora de percursos profissionais, coordena a área da formação e faz parte da equipa de apoio à inclusão.

Licenciada em Educação Especial e Reabilitação (FMH). Licenciada em Teatro (ESTC) Psicoterapeuta corporal e psicoterapeuta existencial (em formação) na Sociedade Portuguesa de Psicoterapia existencial.

II Conferência- Medidas de Apoio á Formação Profissional 

Departamento de Formação Profissional | Conceição Matos 


Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra e Mestre em Administração Pública pelo ISCTE-IUL, iniciou a sua carreira profissional como psicóloga clínica no Centro de Saúde Mental de Viseu, atual Departamento de Psiquiatria do Hospital Distrital de Viseu.

Foi dirigente de várias Unidades Orgânicas do IEFP (Centro de Emprego de S. Pedro do Sul; Centro de Emprego de Viseu; Centro de Formação Profissional de Viseu e Vogal do Conselho Diretivo); foi também Diretora do CINEL – Centro de Formação da Indústria Eletrónica, Energia, Telecomunicações e Sistemas da Informação.

É atualmente Diretora do Departamento de Formação Profissional do IEFP.

II Painel- A Realidade da Formação Profissional 

Associação Solidariedade Social de Lafões | Mário Pereira


Licenciado em psicologia pelo ISPA, nos últimos 30 anos é diretor executivo da ASSOL, onde coordena o desenvolvimento de diversos projetos de apoio a pessoas com deficiência e pessoas com doença mental na região de Lafões e concelhos vizinhos. É desde 2009 presidente da direção da FORMEM e membro de Fórum para a Integração Profissional. Ao longo do caminho e no sentido de sistematizar as ideias e procurar respostas para os problemas escreveu alguns livros dos quais se destacam: Se houvera quem me ensinará (1996) edição Gulbenkian e em edição da ASSOL: Apoios Centrados nas Pessoas (2014) e Dúvidas, Dilemas e Inquietações quando Cuidamos de Pessoas (2019).

Associação para o Estudo e Integração Psicossocial | Patrícia Jacob


Licenciada em Psicologia Clínica e mestrado em Psicologia Comunitária, pelo ISPA. Desde 2001 que desenvolve a sua atividade profissional na AEIPS- Associação para o Estudo e Integração Psicossocial. Participou nas diversas áreas da AEIPS, tendo sido técnica de apoio às residências comunitárias, coordenadora da área de habitação apoiada, coordenadora do centro comunitário, coordenadora da área de projetos individuais na comunidade e na implementação e acompanhamento do projeto Housing First, em Lisboa e Cascais. Desenvolve, desde 2015, diversos projetos na área de emprego apoiado da AEIPS, ligados à integração de pessoas com doença mental,  em contextos  formativos, educacionais e empresariais, em parceria com o IEFP. É Técnica do programa Incorpora da Fundação La Caixa. Responsável pela formação + competências Fundação La Caixa/ Fundação Accenture, para beneficiários do Programa Incorpora.

Câmara Municipal da Moita | Rui Garcia 


Professor, licenciado em Ciências Sociais. Iniciou a actividade autárquica nas eleições de 1982, quando foi eleito para a Assembleia Municipal da Moita. Desde 1985, e nos mandatos seguintes, integrou a Assembleia de Freguesia da Baixa da Banheira. Em 1993 regressa à Assembleia Municipal, onde permanecerá até 1999.

Em 1999 toma posse como Vereador da Câmara Municipal. De então para cá foi responsável dos pelouros de Ambiente e Serviços Urbanos, Urbanismo, Actividades Económicas e Turismo, Desporto e Recursos Humanos. Foi vice-presidente desde 2002 até 2013. Assumiu a presidência da Câmara Municipal da Moita a 12 de outubro de 2013, pela CDU, e foi reeleito nas autárquicas de 2017.É Presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios de Setúbal desde 2013.

III Painel- A Sustentabilidade das Associações, IPSS, Cooperativas e ONGs 

Federação de Entidades de Reabilitação de Doentes Mentais | Maria Fátima Jorge-Monteiro


Presidente da Direção da Federação de Entidades de Reabilitação de Doentes Mentais. Fundadora e dirigente da IPSS de saúde mental AEIPS. Doutorada na especialidade de Psicologia Comunitária (ISPA-Instituto Universitário). Áreas de aprofundamento na saúde mental comunitária nos domínios do empoderamento e da integração comunitária.

Instituto Nacional de Reabilitação | Humberto Santos


A aguardar Biografia. 

Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade | Palmira Macedo 


Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Pós  Graduada em Estudos Europeus pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; Curso de Agentes de Desenvolvimento do PNUD/OIT.

Responsável pela delegação do Porto do Instituto António  Sérgio do Setor Cooperativo; Chefe de dois Projetos de Luta Contra a Pobreza em Matosinhos. Na Câmara de Matosinhos foi: Diretora do Departamento de Desenvolvimento; Vereadora  com os Pelouros de Ação Social, Habitação, Educação, Saúde e Fundos Comunitários. Foi Membro do Conselho de Administração das seguintes empresas: ULS- unidade local de saúde de Matosinhos; Matosinhos Habit e Primus- Agência Metropolitana de Desenvolvimento. Foi membro do Fórum Europeu para a Segurança Urbana e da Associação Europeia dos Quartier en Crise.  Foi Diretora do Centro Distrital da Segurança Social do Porto e Docente e Investigadora da Universidade Católica-Centro Regional do Porto.  Atualmente é Assessora da CNIS para as áreas da Formação e da Investigação e presidente da Assembleia Geral de duas IPSS e presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos.

Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto | Augusto Flor 


Antropólogo e Investigador. Dirigente Associativo desde Maio 1970. Presidente da Confederação Portuguesa das Colectividades. Comissário Nacional do Ano Europeu do Voluntariado (2011), Embaixador para a Ética no Desporto; Membro do CES – Conselho Económico e Social e  Membro do CNES – Conselho Nacional da Economia Social; Membro do Conselho Nacional do Desporto.

Deliciosas Diferenças, Cooperativa de Responsabilidade Limitada | Carla Andrade


Presidente da Administração da Cooperativa de Responsabilidade Limitada “Deliciosas Diferenças” (2017/Act.). Diretora/Técnica de Serviço Social – APPACDM Soure (1995/Act.). Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Remo: Pelouro do Desporto Adaptado, (2005/2012). 

Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo (FDUC – 2016/2018); Pós-Graduação em Gestão de RH (ISBB – 2001/2002); Licenciatura em Serviço Social (ISBB – 1991/1994). 



IV Painel- A Realidade da Economia Social e da Economia Solidária 

Santa Casa da Misericórdia de Cascais | Isabel Miguens de Almeida Bouças


Licenciada em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Nova de Lisboa. Mestrado em Gerontologia pela Universidade de Salamanca.

Em 1975, ajudou a implementar todas as áreas Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, bem como a Fundação Portuguesa Para o Estudo e Prevenção da Toxicodependência.

Tomou Posse como Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Cascais e de Presidente do Conselho de Administração da Fundação Portuguesa Para o estudo Prevenção e Tratamento do Toxicodependência em 6 de Janeiro 2010.

Colorir Coop | Manuel José Caçador 


Em 1966 – Ingressou no Ministério da Justiça/ Tribunais, como Oficial de justiça, desempenhando as seguintes funções: Escriturário judicial; Ajudante de escrivão; Escrivão de direito em vários tribunais; Secretário judicial; Secretário de inspeção no Conselho Superior da Magistratura (funções inspetivas); Secretário de Tribunal Superior. 

Atualmente na situação de aposentado dedica-se a várias tarefas de voluntariado, designadamente Presidente da ASAF, Presidente do Conselho Fiscal da Familiarmente e Presidente da Colorir Coop.

POLISERCOOP | Joaquina Castelão


Familiar de pessoa diagnosticada com doença mental grave.

Presidente da FamiliarMente, Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental, constituída em 2015, com o objetivo de dar voz organizada às famílias, na defesa dos seus direitos e legítimos interesses e de contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde e bem estar, das próprias e dos seus familiares portadores de doença do foro mental. Presidente do Conselho de Administração da Polisercoop, Cooperativa de Solidariedade Social, instituição sem fins lucrativos criada há cerca de 24 anos, presta cuidados no âmbito do serviço de apoio domiciliário e tem como principais objetivos, promover a reabilitação psicossocial e profissional, de pessoas diagnosticadas com doença do foro mental.

III Conferência- Saúde Ocupacional, Vantagens para as Empresas

Programa Nacional de Saúde Ocupacional | José Manuel Rocha Nogueira 


Médico especialista em saúde pública com o grau de assistente graduado sénior. 

Responsável pela coordenação da Área Funcional de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Saúde Pública da ARS Norte, IP, desde Junho de 2007.

Coordenador do Programa Nacional de Saúde Ocupacional na Direcção-Geral da Saúde desde 1 de Dezembro de 2017.

Docente convidado em várias instituições. Formador em ações de formação nas áreas de Saúde Ambiental e de Saúde Ocupacional.

Autor de inúmeras comunicações em reuniões científicas, nacionais e internacionais.

Programa Nacional de Saúde Ocupacional | Sandra Moreira


Técnica Superior da Divisão de Saúde Ambiental do Programa Nacional de Saúde Ocupacional. 

A aguardar biografia.

V Painel – Promoção da Saúde Mental em Contexto Laboral 

Jerónimo Martins, SA | Ágata Conversano 


Psicóloga/psicoterapeuta/grupanalista/coach. Ganhou experiência terapêutica em hospitais psiquiátricos, aconselhamento psicológico e organizações sem fins lucrativos, promovendo a integração social de indivíduos e famílias em condições de vida difíceis. Toda essa experiência adquiriu nacionalmente e internacionalmente, tendo vivido em quatro países diferentes e falando cinco línguas.

Sempre esteve muito próxima do mundo corporativo, desenvolvendo um interesse especial e abordagem estratégica na criação e promoção de um ambiente de trabalho positivo, confiante e inspirador para os funcionários que favoreça a motivação, a produtividade e  a conciliação família trabalho.

Iniciou a sua colaboração com o Grupo Jerónimo Martins em 2018 com o principal objetivo de sensibilizar para importância da saúde mental, tendo desenvolvido uma prática de intervenção terapêutica quer na prevenção, quer na resposta a situações de doença.

All Ovar | Fátima Bento 


Licenciada e com pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos, Mestrado em Psicologia do Trabalho, tem vindo a desenvolver a sua atividade na área da gestão empresarial, da consultoria de recursos humanos, da formação profissional, do apoio ao empreendedorismo e do ensino superior, ao longo de mais de 20 anos de experiência profissional.

É, desde abril de 2007, managing partner da empresa de consultoria Run Vision e Coordenadora do ALL OVAR, conceito que criou em 2018, com o objetivo de cumprir uma missão de cooperação entre as “forças vivas” da sociedade, num espírito de trabalho em rede e numa lógica multidisciplinar.

El Corte Inglês | Susana Silva 


Licenciada em Gestão de Recursos Humanos, pela Universidade Lusíada do Porto.

Trabalha no El Corte Inglés há mais de 20 anos, tendo feito a sua carreira profissional sempre na área de Gestão de Pessoas. Atualmente é Diretora Nacional do Departamento de Recursos Humanos.

Sessão de Encerramento

Ministra da Saúde | Marta Temido 


É Doutorada em Saúde Internacional, pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, detendo um Mestrado em Gestão e Economia da Saúde, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e Licenciatura em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Especializada em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, exercia os cargos de sub-diretora do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da UNL e de Presidente não executiva do conselho de administração do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa antes de assumir funções no XXI Governo. Entre 2016 e 2017, foi presidente do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde. Exerceu responsabilidades de administração e gestão em diversos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, assim como em outras entidades do setor, nomeadamente na Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, cuja direção presidiu entre 2013 e 2015. Integrou, ainda, os conselhos consultivos do Grupo de Ativistas pelo Tratamento (GAT) e do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, tendo desempenhado atividade de docência em várias instituições na área da saúde. É autora e co-autora de publicações científicas no âmbito da saúde.

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social | Ana Mendes Godinho


É Licenciada em Direito. Foi Secretária de Estado do Turismo de 2015 a 2019. Foi diretora dos Serviços de Apoio à Atividade Inspetiva da Autoridade para as Condições do Trabalho.

Foi coordenadora do Curso de Pós-graduação de Direito do Turismo na Faculdade de Direito de Lisboa. Foi Vice-Presidente do Turismo de Portugal I.P..  Foi Vice-Presidente do Conselho Geral do Fundo Imobiliário Especial de Apoio às Empresas. Foi representante de Portugal no Comité Técnico da ISO/Turismo. Foi Administradora da Turismo Capital, SCR, SA, e da Turismo Fundos, SGFII, SA. Foi membro do Conselho Consultivo da Fundação Inatel. Foi chefe do gabinete do Secretário de Estado do Turismo do XVII Governo Constitucional Inspetora do Trabalho e consultora jurídica da Direção-Geral do Turismo.

Moderadores

Sofia Santos


Professora Auxiliar na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa. Membro integrado da UIDEF – Instituto da Educação. Áreas de atuação: Educação Inclusiva e Reabilitação Psicomotora. Lecionação e investigação no campo da Dificuldade Intelectual, visando a mudança de atitudes, melhores práticas, a implementação dos seus direitos, transição para a vida ativa vs. empregabilidade, qualidade de vida.

Autora/coautora de vários artigos em revistas especializadas, livros e capítulos. Consultora, Revisora e Editor Associado de entidades/revistas nacionais e internacionais. Prémios:  AAIDD International Award 2016; Prémio Cientifico CGD Universidade Lisboa 2017, e menção honrosa na 1ª edição do Prémio de Investigação Cientifica da área da Reabilitação Dra. Maria Lutegarda (AFID) 2019.

Joana Pizarro


Jurista e DPO na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Pós-graduada em Ciências Jurídico-Empresariais, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e em Competências Relacionais, pelo ISPA, com cursos de formação avançada e de especialização em Saúde Mental, Psicopatologia, e Psicanálise.

José Manuel Henriques 


Professor no ISCTE-IUL Instituto Universitário de Lisboa (www.iscte-iul.pt), Doutorado em Economia, Economia do Desenvolvimento, Mestre em Planeamento Regional e Urbano é docente em Economia do Desenvolvimento. É investigador do Centro de Investigação Dinâmia-CET.

Tem vindo a desenvolver pesquisa em planeamento para o desenvolvimento, inovação social, resiliência  territorial, novas formas de governança e avaliação realista no quadro de programas europeus e nacionais de natureza experimental.

João Maria Condeixa 


De formação académica é Gestor, Licenciado em Ciência e Tecnologia Animal, Mestre em Gestão e Master of Business Administration (MBA) pelo ISCTE.

Foi Chefe de Gabinete do Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social no XX Governo. Adjunto Político do Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social no XIX Governo. 

No presente desempenha a função de Manager de External & Policy Affairs da Janssen Portugal. É atualmente Deputado na Assembleia Municipal de Lisboa.

Telma Almeida 


Iniciou a sua carreira no terceiro setor no Reino Unido em 2007 no International Year of Planet Earth (IYPE), programa da UNESCO para a sustentabilidade, onde integrou o Comité de Desenvolvimento Científico tendo aqui cogerido 80 Comités Nacionais e a Rede Internacional de Académicos e Cientistas nas várias áreas da sustentabilidade. Em 2010 integra o cargo de Diretora de Desenvolvimento do Planet Earth Institute- UK (PEI), ONG focada na Independência Científica Africana, tendo aqui ocupado vários cargos, terminou o seu contributo em 2017 no cargo de Diretora de Relações Governamentais Africanas. Em 2017 regressa a Portugal devido a um infortúnio familiar. Aceita o Cargo de Diretora da Associação Nacional para a Saúde Mental em Abril de 2018.  Ao nível académico iniciou a sua formação em Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa, fez ERASMUS na Universidade de Roma- La Sapienza onde se especializou em Marketing. É membro do Board da Mental Health Global Alliance, membro do Chartered Institute of Marketing e da English Speaking Union no Reino Unido. 

Atriz | Vanessa Agapito 


Em teatro, das centenas de peças que interpretou destacam-se: Assim também eu! de Gustavo Rubim (2010-2015); Protagonizou a peça A Arte do Crime pela Companhia Teatral do chiado, encenação de Juvenal Garces (2008). Co-protagonizou a peça A Visão de Amy de David Hare, Encenação de Carlos Avilez (2007). Protagonizou a peça Inês de Portugal de Alejandro Casona, Encenação de Carlos Avilez pelo Teatro Experimental de Cascais (2006).  O Vento nas Ramas do Sassafrás de Reneé de Obaldia, com a personagem Pamela Rockfeller, Encenação de Carlos Avilez, Pelo Teatro Experimental Cascais. Elenco na peça Sonho de Uma Noite d Verão, de William Shakespeare com a personagem Hipólita, Encenação De Carlos Avilez, pelo Teatro Experimental de Cascais. Protagonizou a peça A casa da Boneca de Henrik Ibsen com a personagem Nora Helmer, Encenação de Juvenal Garçês, pela Companhia Teatral do Chiado. Co-protagonizou a peça O Mocho e a Gatinha de Bill Manhoff, com a personagem Dora Taborda, Encenação de Juvenal Garçês, pela Companhia Teatral do Chiado (2003-2005). Elenco na peça O Rapaz de Bronze, de Sophia de Mello Breyner Andresen, Encenação de Elsa Branco, pelo Grupo de Teatro Alternativo (2003). Elenco na peça  O Poder da Górgone, de Peter Shaffer, Encenação de Manuel Coelho, no Teatro Nacional D.Maria II. Para além de muitas outras. Em televisão, destacam-se a novela Rebelde Way (SIC); a série Juvenil Chiquititas com a personagem Susana (SIC); a série Liberdade 21 (RTP). A novela O Último Beijo com a personagem Alice (TVI). Participou em várias séries como Cory na Casa Branca (Disney Channel). Série Zombie Hotel (RTP). Série “Moby Dick” (RTP). Série História das Virtudes (RTP). Serie Rebeld Way (RTP 2008-2009). Em cinema, Protagonizou o filme Love in The Age of Fear no Reino Unido (2017) e em Portugal Participou no filme O Mal  (2008). Prémios: Prémio Bernardo Santareno de Teatro na categoria Atriz Revelação (2007) 



Share by: